Cumpre-se hoje o 39º aniversário do início do 1º Alistamento completo no então AIP/EP/GNR em Portalegre. Aquela Unidade de Instrução de Praças deixou por essa altura de pertencer ao então Batalhão Nº 3 sedeado em Évora e passou para a alçada da Escola Prática da Guarda sedeada em Queluz.
Ainda assim, mercê do inquestionável valor e resiliência de cada um deles, não só conseguiram vencer todas essas dificuldades como preencheram os efetivos da Guarda Nacional Republicana com um dos melhores e mais competentes contingentes de novos profissionais.
Alguns destes Alistados conseguiram chegar a Oficial Superior, uma grande parte ao topo da Carreira de Sargentos, outra grande parte ao topo da Carreira de Cabos e muitos outros optaram pela Carreira de Soldados, atualmente designados apenas por Guardas.
Sem desprimor para ninguém e sem com isto pretender minimizar o desempenho de todos e cada um dos militares que prestam serviço na tão nobre instituição Guarda Nacional Republicana, foi para mim uma honra e um privilégio, ter com eles feito parte dessa aventura que todos recordamos com alguma nostalgia.
Uma palavra de profundo respeito e saudade para os camaradas que já partiram, outra de conforto para os seus familiares e amigos, mas também à Guarda Nacional Republicana que eles serviram tão empenhadamente.
Para os que hoje quiseram reunir-se - e também para aqueles que não puderam ou não quiseram ir - os meus votos de um bom convívio e excelente viagem de ida e volta, até à bonita cidade da Guarda.
Para todos um grande e fraterno abraço e fica o meu compromisso de, se Deus me der vida e saúde, estar convosco a festejar o 40º aniversário em Portalegre.
