segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

O sentido da nossa existência

A nossa vida é um percurso nem sempre fácil, marcado pelas escolhas e atitudes que irão definir quem somos. Levá-la a sério implica encarar os desafios e responsabilidades com maturidade, sem nunca perder de vista a empatia com os outros.
Respeitar toda a gente independentemente da idade, estatuto social ou opinião, demonstra uma grandeza de carácter rara, mas indispensável, nos dias de hoje.
Ser prestável e gentil com os mais velhos é sinal de sabedoria mas essa postura deve estender-se a todos, pois cada pessoa, seja qual for a sua idade, carrega consigo uma história que merece toda a nossa consideração.
Praticar o bem sem olhar a quem e sem esperar recompensa é uma das maiores virtudes humanas e quem o pratica pelo simples empenho de contribuir para um mundo melhor, revela um enormíssimo desprendimento e altruísmo.
Dedicar grande parte do seu tempo na ajuda aos outros é um ato de generosidade que embora nobre, nem sempre será reconhecido ou retribuído.
Pelo contrário, na sua crueza, a vida ensina-nos que as decepções são inevitáveis e por vezes vêm de onde menos esperamos – justamente daqueles a quem mais estendemos a mão.
Apesar dessas injustiças e do sofrimento que possam causar, é importante não perdermos nunca a nossa essência nem deixar de acreditar nos valores que nos movem.
As experiências dolorosas acabam por nos fortalecer, ensinar-nos a lidar com a frustração e a desenvolver uma sã resiliência.
Como se costuma dizer…
É a vida...
Mas apesar de todas as adversidades, valerá sempre a pena manter a dignidade, a bondade e o compromisso com o bem comum.
Porque no fim de contas o que semeamos no coração dos outros, é o que verdadeiramente dá sentido à nossa existência.