Foto by José Coelho, junho'18
O cuidado em cada pormenor! O tema da marcha da Freguesia da Beirã 2018 era a sua linda Estação. As cores e padrão dos tecidos utilizados nos trajes tiveram por isso em conta a singularidade dos riquíssimos painéis de azulejos pintados à mão por Jorge Colaço, em azul e branco, que embelezam a gare de passageiros. Daí o azul das saias das senhoras, o branco das blusas e os folhos em azulejo.
Por sua vez os homens levavam camisas brancas com azulejos a enfeitá-las, calças com risca azul e bonés de Chefe de Estação. Os arcos foram concebidos a imitarem as colunas de granito da gare, com apliques do relógio e do emblematico painel de azulejos com o Brasão de Marvão. No arco da frente, o brazão da Freguesia. Tudo pensado ao pormenor com um empenho digno de registo.
Foto by José Coelho, junho'18
Reparem também na graciosidade dos brincos que são miniaturas dos antigos bilhetes de comboio que se compravam no guichê.
Foto by Carla Viegas, junho'18
Numa das mãos, em jeito de abanico, uma locomotiva a vapor prateada completava o traje feminino.
Tudo isso foi idealizado pelo grupo em reuniões de preparação e onde cada um deu a sua opinião. As senhoras, com particular empenho, idealizaram e confeccionaram os trajes. Os homens encarregaram-se dos adereços. A Junta de Freguesia encarregou-se de mandar vir tudo o que era necessário. Depois de dois meses de convívio, muito trabalho e dedicação, o resultado foi deveras compensador.
A mim coube-me colaborar noutra tarefa. E fi-lo com muito gosto. Estamos pois todos de parabéns. Como sempre, a Beirã e os Barretos, no que têm de melhor:
A sua gente...