Foto by José Coelho
A foto não está boa porque foi feita já quase ao anoitecer de ontem, 05.06.18. E o zoom desfocou ainda mais a aldeia em fundo. Mas o que eu queria mesmo era realçar a nobre ruína da qual já ninguém faz caso. Contudo eu ainda conheço a sua história por tê-la ouvido contar aos anciãos quando era menino e moço.
Situa-se por detrás da residência da Família Serras, na margem direita do ribeiro da Beirã.
Foi, diziam eles, a primeira casa da aldeia. E nela habitou o ilustre D. João da Câmara, autor de "Os Velhos", romance que ali terá sido em parte escrito, por ocasião da construção do Ramal de Cáceres em finais do Século XIX. Mas, ao mesmo ritmo que foram desaparecendo as testemunhas que detinham esses conhecimentos, assim se foi deteriorando e tornando ruína a humilde casinha.
Referenciaram-se antas e menires, villas romanas e outros vestígios arqueológicos que na nossa freguesia abundam, sinalizaram-se até algumas emblemáticas sóchas. Só nunca ninguém tentou aprofundar a veracidade histórica desta humilde casinha junto ao ribeiro, referida pelos mais velhos como berço da aldeia e habitação temporária de tão ilustre inquilino.
Fica o registo. Quiçá o último...
José Coelho, junho'18