O RAMAL DE CÁCERES
(A descoberta de jazigos de
fosfato próximo de Cáceres esteve na génese da sua construção).
O Ramal de Cáceres começou a ser construído em 15 de julho de 1878, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, entrou ao serviço em 15 de outubro do ano seguinte, mas a inauguração oficial só se realizou no dia 6 de junho de 1880 entre a Torre das Vargens e Valência de Alcântara. Em 8 de outubro de 1881 foi formalmente inaugurada na estação de Valência de Alcântara a ligação ferroviária Madrid – Valência de Alcântara – Marvão – Lisboa, com a presença do Rei de Portugal D. Luis I e o Rei de Espanha Alfonso XII (ainda não existia a estação de Marvão-Beirã e desconhece-se a data da sua construção).
Em 1926 a primitiva estação (da qual se desconhece a data de construção) foi alvo de grandes obras de expansão tendo o antigo edifício sido totalmente modificado. Foi aumentado o espaço disponível para a delegação aduaneira, os serviços, e os alojamentos para o pessoal e construiu-se um anexo com um restaurante e 4 quartos para os passageiros, com lavabos individuais.
A fachada exterior da estação foi decorada com vários painéis de azulejo, em azul e branco, colocados de forma a ser facilmente vistos pelos passageiros, servindo como uma espécie de roteiro turístico para o visitante estrangeiro que chegasse a Portugal. Os painéis de azulejo retratam vários aspectos locais e nacionais, como o Castelo de Marvão, o Cruzeiro e o Pórtico de Marvão, um casal com trajes regionais e o brasão de Marvão, o Templo de Diana, o Mosteiro de Alcobaça, e a Sé de Braga. A decoração ficou a cargo do pintor Jorge Colaço
A estação de Marvão-Beirã foi servida pelo TER Lisboa Expresso que ligou entre 1967 e 1989 as cidades de Lisboa e Madrid e pelo Lusitânia Comboio Hotel até 2012.