quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Para memória futura


 O RAMAL DE CÁCERES

(A descoberta de jazigos de fosfato próximo de Cáceres esteve na génese da sua construção).

O Ramal de Cáceres começou a ser construído em 15 de julho de 1878, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, entrou ao serviço em 15 de outubro do ano seguinte, mas a inauguração oficial só se realizou no dia 6 de junho de 1880 entre a Torre das Vargens e Valência de Alcântara. Em 8 de outubro de 1881 foi formalmente inaugurada na estação de Valência de Alcântara a ligação ferroviária Madrid – Valência de Alcântara – Marvão – Lisboa, com a presença do Rei de Portugal D. Luis I e o Rei de Espanha Alfonso XII (ainda não existia a estação de Marvão-Beirã e desconhece-se a data da sua construção).

Em 1926 a primitiva estação (da qual se desconhece a data de construção) foi alvo de grandes obras de expansão tendo o antigo edifício sido totalmente modificado. Foi aumentado o espaço disponível para a delegação aduaneira, os serviços, e os alojamentos para o pessoal e construiu-se um anexo com um restaurante e 4 quartos para os passageiros, com lavabos individuais.

A fachada exterior da estação foi decorada com vários painéis de azulejo, em azul e branco, colocados de forma a ser facilmente vistos pelos passageiros, servindo como uma espécie de roteiro turístico para o visitante estrangeiro que chegasse a Portugal. Os painéis de azulejo retratam vários aspectos locais e nacionais, como o Castelo de Marvão, o Cruzeiro e o Pórtico de Marvão, um casal com trajes regionais e o brasão de Marvão, Templo de Diana, o Mosteiro de Alcobaça, e a Sé de Braga. A decoração ficou a cargo do pintor Jorge Colaço

A estação de Marvão-Beirã foi servida pelo TER Lisboa Expresso que ligou entre 1967 e 1989 as cidades de Lisboa e Madrid e pelo Lusitânia Comboio Hotel até 2012.

A operadora Comboios de Portugal suprimiu todos os comboios Regionais no Ramal de Cáceres no dia 1 de fevereiro de 2011 ficando esta estação apenas com os serviços do Lusitânia Comboio Hotel; no entanto em outubro o governo anunciou a decisão de alterar o percurso destes comboios para a Linha da Beira Alta até ao final do mesmo ano, e assim proceder à total desativação do Ramal de Cáceres, no âmbito do Plano Estratégico de Transportes. Em agosto de 2012, a Rede Ferroviária anunciou a sua decisão de encerrar o Ramal de Cáceres no dia 15 desse mês, tendo o percurso do Lusitânia comboio hotel sido alterado, passando a transitar pela Linha da Beira Alta.

Em dezembro 2010
Estação da Beirã - alçado norte - já com as luzes acesas às 23:00 a aguardar a chegada do Lusitânia Comboio-Hotel que partia de Lisboa-Santa Apolónia com destino a Madrid-Atocha e vice versa.