Depois de várias fotos de figos-chumbos agarrados à mãe pelo campo, hoje deixo-vos uma caixa deles que a minha marida preparou, para ficarem assim, prontinhos a comer.
Como se faz? É fácil!
Necessitamos de:
1 tenaz
1 balde
1 faca e 1 garfo de cozinha
1 caixa ou travessa.
Quando já estiver junto da figueira-chumba, escolha a olho aquelas folhas com os figos que vai querer colher, e, do lado contrário ao do vento, com a vassourinha de lareira dê-lhes uma vassourada para lhes retirar os picos maiores e mais duros. Em seguida, com a tenaz do lume, colha um a um os figos para dentro do balde, sem lhes tocar com as mãos.
Já em casa, sobre uma tábua de cozinha, use o garfo para tirar um a um os figos do balde e segurando sempre o figo espetado no garfo faça um corte no sentido vertical com a faca nas duas extremidades do fruto, sem as separar totalmente. Faça agora outro corte no sentido horizontal entre os dois cortes das extremidades de modo a ficar em H.
Finalmente, segurando sempre o fruto com o garfo, é só meter o bico da faca para abrir este corte e o figo ficar completamente descascado para poder retirá-lo já sem casca com a mão, para o colocar na caixa ou travessa pronto a comer.
Parece complicado?
Não é.
Boa sorte!
José Coelho
Imagem e texto