terça-feira, 14 de agosto de 2018

Bodas de prata dourada...

Em 4 de Agosto'18 no batizado das netinhas de um bom amigo

Cumprem-se hoje os 42 anos de matrimónio da Maria Manuela com o Zé Manel Coelho. Nem tudo foram rosas, nem tudo foram espinhos, como (provavelmente) todos os outros matrimónios de muito longa duração.  Mas, apesar de tudo, chegámos, pelo menos, de 14 de Agosto de 1976 a 14 de Agosto de 2018.

Os primeiros 25 foram, quase na íntegra, vividos em função dos filhos. Foi fácil perceber que o Manel e o Pedro tinham a máxima prioridade e que por eles era preciso caminhar e lutar juntos.  Valeu a pena. Oh se valeu. Só que eles, mal tinham deixado as fraldas, já eram adultos.

O tempo, esse malvado que às vezes parece tão lento, mostrou-nos o quanto é fugaz e passageiro. Os nossos meninos em menos de um ai já eram homens e foram-se embora porque constituíram a sua própria família, deixando-nos sozinhos. É a lei da vida, na sua mais perfeita normalidade.

Estamos a começar a envelhecer. E a ficar rabugentos. Os dois. Dizem, às minhas escondidas, que eu sou muito mais. Mas quem o diz deve ter também espelho em casa julgo eu. Ainda assim assumo que sou chatinho e que qualquer casca de alho serve para resmungar.

Feitios. Cada um tem o seu. No entanto, não tenho nada de meu. Preocupo-me. Com quase tudo e seguramente muito mais com os outros do que comigo mesmo. Sempre assim foi. Da mesma forma que também sempre senti que não são muitas as pessoas que se preocupam por mim. Pois.

Hoje celebra-se o nosso 42º aniversário matrimonial. Pela primeira vez a noiva a 235 km do noivo para cuidar de uma das netas porque a escolinha fechou para férias mas os papás estão ambos ainda a trabalhar. E é para isso que existem as avós. A pequenita esteve cá três semanas conosco. Agora foi a avó que teve que ir com ela por uns breves dias, até os papás ficarem também de férias.

E o Noivo, Pai, Avô, ficou em casa a cuidar da propriedade mas não só. É, sem dúvida e por muito justa causa, um aniversário diferente, mas nem por isso menos importante. Parabéns a nós dois, Noiva, Mãe, Avó, Maria Manuela...