segunda-feira, 14 de julho de 2025

À nossa, amigo


É costume dizer-se que ninguém pode escolher a família em que nasce. Mas já todos podemos escolher os nossos amigos, que, se forem verdadeiros, são como que a extensão da nossa família.

A amizade é um dos sentimentos mais nobres que existem e nasce naturalmente de forma espontânea entre duas pessoas, caracteriza-se por uma afinidade muito grande com alguém baseada no afeto e no respeito mútuo na compreensão, na troca e na entreajuda.
É um sentimento muito sincero que não depende da idade, do dinheiro ou da posição social das pessoas.
Um amigo é um dom precioso e a amizade é um sentimento limpo, verdadeiro, profundo. Instiga a pessoa ao apoio e ao incentivo quando as coisas estão bem, ao reparo e correção quando elas estão erradas.
Amigo é aquele que está sempre presente, que é sincero e faz da amizade o ponto mais positivo da sua vida.
No nosso relacionamento diário contactamos com muitas pessoas. Mas um amigo é alguém diferente, especial e único. É visto com outros olhos. É alguém por quem torcemos, vibramos e sofremos, que está presente nos bons e nos maus momentos da nossa vida, que é estimado e tratado sempre com sinceridade.
A compreensão é uma característica da amizade.
Os sentimentos são livres e descontraídos, expressos e sem cobranças. Numa verdadeira amizade as pessoas são leais. Ao amigo fazem-se confidências que muitas vezes não são feitas a mais ninguém e há a tendência de se mostrar o que se é porque não há medo de se ser traído nem de outras mesquinhices.
O verdadeiro amigo está sempre pronto e podemos contar com ele em qualquer momento ou situação da nossa vida. Mais que um irmão, um amigo é a oportunidade que Deus dá a cada um de nós para encontrar a sua outra metade. Com ele a pessoa pode revelar-se verdadeiramente e pode dizer "não" sem receio de ferir, pode dizer "sim" sem medo de desagradar, pode dizer as verdades sem medo de ofender.
A amizade é uma ligação espiritual muito forte que nos faz sentir que sempre se conheceu aquela pessoa. E isso só acontece porque ela preenche a tal nossa outra metade.
A infelicidade que existe no mundo resulta em grande parte da incapacidade de as pessoas criarem vínculos de amizade sincera e confiarem umas nas outras. Não se dão ao trabalho de tentar construir a amizade. Não arriscam.
Preferem viver sozinhas.
Se o homem descobrisse o verdadeiro valor da amizade, a vida tornar-se-ia bem melhor, porque vale mesmo a pena conhecer a felicidade de se poder confiar e contar incondicionalmente com alguém.

Autor Desconhecido