quinta-feira, 17 de julho de 2025

O custo de viver


É impossível passar pela a vida sem que um trabalho saia mal feito, sem que uma amizade nos desiluda, sem padecer com alguma doença, sem que um amor nos abandone, sem que ninguém da família morra, sem que a gente se engane em algum momento.
Esse é o custo de viver.
Mas o importante não é o que acontece e sim como se reage. Nós crescemos quando não perdemos a esperança, quando não perdemos a vontade de lutar nem deixamos de acreditar que vamos conseguir.
Quando aceitamos a realidade e temos orgulho de a viver.

Quando aceitamos o nosso destino ou temos garra para o mudar. Quando aceitamos o que deixámos para trás, construímos o que temos pela frente e planeamos o que está para vir.
Crescemos quando nos superamos, quando nos valorizamos e sabemos dar frutos. Crescemos quando abrimos caminhos, assimilamos experiências e semeamos raízes.
Crescemos quando impomos metas, sem nos importarmos com os comentários seja de quem for. Crescemos quando somos fortes em carácter e sustentados pela nossa formação, sensíveis pelo temperamento e humanos por natureza.
Crescemos quando ajudamos os nossos semelhantes, quando nos conhecemos a nós mesmos e damos à vida mais do que o que dela recebemos.

Suzana Carizza

_____ julho 2025