quinta-feira, 17 de maio de 2018

Imagens que evocam lembranças...

Foto by José Coelho

"... O meu avô era um grande companheiro e um grande contador de histórias. Da guerra civil espanhola, de muitas outras coisas que viveu e sabia. Tinha um dom tão especial para as contar que nos prendia a atenção por completo. De tal maneira que ao ouvi-lo no mais profundo silêncio, era como se estivéssemos a ver tudo aquilo que ele ia narrando.

 Quando eu era pequenito ia com ele algumas vezes para as tapadas onde era guardador de gado e recordo que um dia, junto aos Três Pontões, sentados os dois na parede da linha férrea, ao ouvir o zumbido dos cabos telefónicos que bordejavam a linha, perguntei-lhe, admirado: - O que é isto que soa, avô? Então ele levou-me ao poste que sustentava as canecas dos fios de cobre e mandou-me encostar o ouvido ao poste. E o tal zumbido que ao longe era discreto, ali, de ouvido encostado ao ferro, fazia uma algazarra estranha, contínua e melodiosa. Ziiinnng-zeennng-ziiinnng…

- Sabes o que estás a ouvir? Perguntou-me a sorrir, divertido.

- Parece uma música. Respondi eu.

- Ah pois é! Isso é música de meninas a cantar! Concluiu, rindo da minha cara de espanto, ainda mais divertido.

É curioso como nunca mais me esqueci desta história. Não teria decerto mais de 3 ou 4 anitos. Ainda hoje lá estão os três pontões, a parede e o poste de ferro a olhar o céu, mas já sem fios. Não sei se foram retirados quando encerrou o ramal ou se terão sido roubados…"
 
Do livro Histórias do Cota