quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Uma iniciativa inédita e muito positiva...

Foto by José Coelho - Arranjos florais by Joaquina Coelho

Porque se aproxima a passos largos a celebração do centenário das Aparições de Fátima e integrada nesse espírito celebrativo, circula de casa em casa, desde o dia 7 de Setembro, nas paróquias do concelho de Marvão, um pequeno oratório com a Senhora e os Pastorinhos, afim de permanecer por um dia em todos os lares cujos habitantes o queiram receber. 

Na nossa Beirã circulou desde aquele dia até ontem, 7 de dezembro. E hoje, em solene celebração, o oratório foi entregue à paróquia de Santo António das Areias. Quis, em boa hora e numa iniciativa inédita, o Revº Pároco Marcelino Marques, que fosse assim: 

A imagem da Senhora de Fátima da paróquia da Beirã acompanhou o oratório até à entrada de Santo António das Areias em coluna processional auto. Por sua vez, a imagem da Senhora de Fátima daquela paróquia, acompanhada por largas dezenas dos seus paroquianos, veio ao mesmo local "receber" o oratório e a visita da sua irmã da Beirã. 

Organizou-se então ali uma procissão solene com todos os fiéis das duas paróquias vizinhas e nela foram integradas as três imagens, desde a entrada da aldeia até à igreja. Nem sequer faltou, para dar ainda mais brilho e solenidade ao evento, a participação da banda filarmónica de Castelo de Vide. Foi de facto, muito acolhedor.

Chegados à igreja seguiu-se a solene Eucaristia. O templo estava a abarrotar, completamente cheio de gente. A Celebração da Palavra, num gesto muito sugestivo, foi partilhada por elementos das duas paróquias como se de uma só se tratasse. Gostei. União precisa-se. Somos tão poucos já por cá que, bem unidos, seremos com certeza sempre mais irmãos e mais fortes.

A encerrar com chave de ouro a tarde magnífica de partilha na fé, segui-se depois, ainda dentro da igreja, um concerto de Natal, interpretado pelo Coro Infantil dos Assentos - Portalegre. Simplesmente magnífico. No regresso a casa, eu e a minha família, viemos com o coração completamente a transbordar de harmonia e de paz. Haja mais momentos destes, se possível.

Foi uma tarde a todos os níveis diferente, porque, pelo menos que eu me lembre, foi também aquela em que, pela primeira vez, as duas comunidades vizinhas se uniram e partilharam com fraterna amizade e devoção, um evento comum. Oxalá a semente hoje lançada pelo Revº Pároco Marcelino Marques caia não só em boa terra, como ainda frutifique, forte e duradoura...