segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Boas Festas (e Boas Notícias)...

Foto by Pedro Coelho in 24.12.2012

Este é Menino Jesus que desde o Natal de 1944 tem vindo a ser adorado e beijado pelas gerações de Beiranenses que assistiam à Missa da Meia Noite (missa do galo), depois também no final da Missa do Dia de Natal e ainda durante todo o Tempo Litúrgico do Natal até aos Reis.

Belíssima e de uma perfeição espantosa, esta imagem do Deus Menino recém-nascido em tamanho natural prima pela beleza e esmerada conservação, apesar das suas mais de sete décadas de existência. Foi pertença da Família Vivas que só o trazia para exposição e adoração na igreja paroquial durante a época natalícia.

Contudo, no passado dia 16 de Julho de 2016, Dia da Padroeira, num gesto muito generoso e digno da maior gratidão, o Menino Jesus dos Natais da Beirã foi definitivamente oferecido  à igreja pelas descendentes - bisnetas - daquela ilustre Família, passando desde então a fazer parte integrante do seu espólio religioso.

Relembro que foi D. Manuel Vivas Pacheco que mandou erguer este templo e o doou posteriormente à Diocese de Portalegre e Castelo Branco para prática do culto religioso. Foi essa doação que esteve na origem da criação da Paróquia da Beirã.

Entretanto, no passado mês de Novembro de 2016 e por empenho do nosso novo Pároco, a Diocese de Portalegre e Castelo Branco decidiu por bem doar o templo à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Beirã - Pessoa Colectiva Religiosa, tendo para esse efeito sido elaborada a competente escritura no cartório respectivo, razão pela qual a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Beirã pertence agora já à sua Paróquia.

É caso para dizer que o Conselho Económico Paroquial, do qual o Revº Pároco é Presidente, eu sou tesoureiro desde 2001, sendo vogais a D. Maria José Martins e a D. Maria da Piedade Marques, tivémos, no presente ano, duas grandes prendas antecipadas de Natal. A imagem do Deus Menino e a transferência definitiva de propriedade da igreja para a comunidade católica que nela se acolhe.

Obrigado às bisnetas do ilustre fundador pela oferta do Menino Jesus dos Natais, obrigado também ao Senhor Bispo da Diocese pela justa doação do templo, obrigado ainda ao nosso novo Pároco que com o seu dinamismo e empenho transformou este sonho em realidade. 

Para eles e também para todos vós...

BOAS FESTAS