Dia 23 de Outubro de 2022 – 08:00 detetei a falta de sinal na televisão, no telefone e na internet. Pensando poder ser alguma interrupção temporária na rede fibra como já tem sucedido algumas vezes, aguardei que o serviço fosse restabelecido.
Às 9:36 como nada sucedia, liguei pelo telemóvel para as Avarias e fui atendido por um atencioso assistente que me indicou para ficar junto do equipamento. Seguindo metodicamente as suas instruções desliguei o router, desliguei o cabo fibra do router e em seguida desliguei o cabo fibra da tomada na parede, após o que, seguindo as suas indicações voltei a ligar tudo como estava.
O assistente foi pedindo para eu aguardar sem desligar, enquanto ele efetuava procedimentos para tentar solucionar o problema, o que não conseguiu, após vários minutos de tentativas. Informou-me então que a avaria não era no equipamento e devia ser no cabo exterior, talvez devido ao mau tempo e que só havia disponibilidade para uma equipa técnica se deslocar a nossa casa a reparar a avaria, no próximo dia 25 de outubro, e que eu iria ser contactado via SMS para confirmação da data e hora da deslocação da mesma.
Efetivamente às 12:03 recebi no telemóvel uma SMS a confirmar o agendamento da deslocação dos técnicos em 25/10/2022 entre as 14:00 e as 17:30.
Entretanto fiquei sem qualquer ligação nos dias 23, 24 e 25.
No dia agendado não apareceu ninguém até que, às 17:12 já pensando que não viria ninguém, recebi uma chamada do nº 9** *** *** a informar que o técnico estava um pouco atrasado e só iria chegar por volta das 18H00. A equipa composta por um técnico e um supervisor chegaram de facto às 18H30. O técnico verificou o equipamento e em seguida foi verificar à caixa ao fundo da aldeia.
Entretanto informei os dois que a caixa da linha se encontra no poste junto à igreja e foi-me respondido que tinham as coordenadas que os levariam lá. Porém as coordenadas registadas levaram-nos para outra caixa existente no Largo do Fontanário à qual supostamente a minha casa deveria estar ligada. Se tivessem seguido a minha indicação precisa e correta, teriam ido ao local que eu indiquei porque as coordenadas inseridas no sistema estavam erradas. Mas obviamente eles não sabiam isso.
Por ser já noite e não havendo visibilidade para continuarem, foi-me informado que teria de ser reagendada a reparação da avaria para dali a dois dias, para quinta-feira dia 27 a partir das 09:00 horas, o que foi confirmado posteriormente por nova SMS da operadora.
Mais 2 dias sem qualquer serviço.
Finalmente hoje dia 27, apesar de a equipa técnica ter sofrido novo atraso por avaria na carrinha que os transportava e terem chegado com algum atraso, às 12:00 horas em ponto o serviço foi finalmente restabelecido depois de una incessante procura da mesma no exterior. A avaria por fim detetada terá sido a fibra que se deteriorou no interior da caixa de ligação que efetivamente estava onde eu havia indicado, junto à igreja.
Assim ficámos
domingo, segunda, terça, quarta e quinta até ao meio-dia sem tv, sem telefone
fixo e sem internet. Uma só nota de desagrado que oportunamente manifestei
junto da operadora. Estamos em pleno séc XXI não imaginava que estávamos pior
que no séc XX quando, por motivos de avarias desta natureza, a mesma era reparada
normalmente no dia seguinte.
Aproveitámos, eu e a minha marida, para regressarmos ao tempo em que esta casa estava cheia de gente e fomos para a sala do 1º andar passar os nossos serões a ver alguns videofilmes dos muitos que se mantêm nas estantes, exatamente onde os filhos os colocaram: - Dança com lobos – As palavras que nunca te direi – Sete anos no Tibete – O Gladiador e outros, não sem alguma nostalgia daquele tempo em que os víamos em família.
Outra vantagem que esta demorada reparação nos trouxe, foi estarmos todos esses dias sem ver a cara abjeta do presidente russo mais as barbaridades por ele engendradas. Apesar de não achar correta a demora na resolução do problema, nada mais tenho a apontar à operadora. Atendimento sempre impecável e desconto imediato na fatura mensal dos cinco dias sem serviços.
Entretanto a equipa técnica também eficiente e simpática foram dizendo que estas demoras são originadas pela grande escassez de pessoal que não conseguem contratar. De tal modo assim é que eles os dois, da zona de Castelo Branco, chegam a ter de fazer dez ou mais reparações diárias, saindo de casa às sete da manhã para regressaram a ela quase sempre às tantas da noite cansadíssimos e com centenas de quilómetros rodados:
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Ninguém quer trabalhar, concluíram.
É justo ainda referir que esta foi a única avaria que tivemos em quase quatro anos de clientes desde que foi instalada a fibra ótica em nossa casa, dado que já caminhamos a passos largos para a terceira renovação do contrato. Por muito que nos custe esperar pela resolução de uma avaria, a escassez de mão de obra no mercado de trabalho que todos sabemos existir, as condições atmosféricas adversas, assim como a deterioração dos materiais pelas altas temperaturas dos atípicos verões, não podem, em meu modesto entender, ser imputados às operadoras, que tentam, como podem, resolvê-las.
- Ah e tal, "eles" só pensam no lucro, só querem é dinheiro!
Nem sempre será só isso.
O seu a seu dono.
José Coelho - Outubro 2022