domingo, 15 de janeiro de 2023

Agradecimento


Obrigado, D. Clarisse Quezada pelas reguadas que me deu mas principalmente pela 4ª classe tão perfeita que me permitiu alcançar (quase) todas as minhas metas. E escrevi quase, porque com a sua 4ª classe, ascendi na carreira profissional até segundo sargento e só para ascender a primeiro sargento e depois a sargento-ajudante é que tive de fazer o 6º, 7º, 8º e 9º ano noturnos para adultos em Castelo de Vide, em Nisa e em Portalegre.
Com a 4ª classe que a Senhora Professora D. Clarisse me ministrou, tive, no 6º Curso de Formação de Sargentos a melhor nota do Curso num teste de Português. O tema proposto era livre, à escolha dos instruendos. Escolhi para o meu tema Castelo de Vide e a sua beleza deslumbrante, por ser a terra do meu pai. O Dr que nos dava a matéria andou de turma em turma a enaltecer o meu trabalho e a frisar que era de um militar que tinha apenas a 4ª classe.
Nunca contei isto a ninguém, mas hoje apetece-me contar-vos a todos vós. Não por vaidade pessoal, que nunca tive, porque o mérito maior não foi meu, mas da Excelentíssima Senhora Professora D. Clarisse Quezada que formou centenas de rapazes como eu, que não poupava uma valente reguada mas todos os que passavam de classe ou iam a Marvão fazer o Exame da 4ª classe, tinham de saber todas as matérias na ponta da língua para responder em voz alta, ou dos dedos, para escrever as respostas.
E se não conseguiam, não passavam de classe nem eram propostos a exame.

Também nunca esqueci e nunca esquecerei quem me ajudou para toda a vida. Um obrigado ainda para os Senhores e Senhoras Professores ou Professoras que ensinaram os meus filhos e agora ensinam as minhas netas. São o pilar principal de qualquer sociedade civilizada mas infelizmente pouco reconhecidos a começar de cima para baixo.
Disse.
15.01.2023