segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Diz quem sabe

~
Foto Pedro Coelho


Não procure a felicidade – não é algo que se possa encontrar em outra pessoa ou em coisas materiais. A felicidade está em si e deve aprender a arte de desenvolver as suas habilidades e refletir sobre as suas conquistas e objetivos, sendo esse o caminho da felicidade

Se estiver satisfeito consigo mesmo e tiver a segurança de ser bom, inteligente e digno, nunca precisará da validação das outras pessoas.

Se realmente quer algo na sua vida, não espere nem peça permissão ou aprovação de outra pessoa para fazê-lo. Você deve ter o controlo.

Seja uma pessoa madura, alguém com conhecimento que sabe como usá-lo. Uma pessoa imatura geralmente tem o conhecimento, mas não sabe o que fazer com ele, por isso os imaturos vivem a criticar os outros.

Certifique-se que planeia as suas ações e organiza as suas prioridades e a sua vida. Como resultado, a felicidade será sua companheira.

Ninguém pode remover completamente outra pessoa da sua vida . Alguns só avançam mais rápido e aqueles que são deixados para trás são considerados rejeitados.

Não pode agradar a todas as pessoas, é impossível, e se tentar só se sentirá desconfortável e emocionalmente cansado.

Se alguém que lhe fez um favor e, a algum momento, o fez sentir culpado ou ingrato, retribua o serviço prestado e afaste-se dessa pessoa.

Alguém sem boas qualidades e realizações próprias começará a criticar e falar mal dos outros.

Não reprima os sentimentos de depressão, pois embora possam ser horríveis e difíceis, permitirão explorar profundidade da sua alma, pensar em si mesmo e entender as suas necessidades.

Conversar com amigos e pessoas que aprecia é bom e divertido, mas também pode ser útil conversar com os seus “inimigos”. Isso pode torná-lo mais consciente dos seus defeitos e maus hábitos e aprender coisas sobre si mesmo.

Se gosta de sonhar acordado, certifique-se que fantasia apenas sobre os sonhos que pode alcançar. Mantenha os seus sonhos no plano do atingível ou vai acabar por perder o seu foco e sentir-se frustrado.

Ler um bom livro será sempre muito mais benéfico do que falar com uma pessoa superficial.

Não mergulhe na vida dos outros e concentre-se em algo que o beneficia, como ciência ou filosofia.

Se quer descobrir quem é o seu maior inimigo, basta olhar ao espelho. Depois de se enfrentar a si próprio, qualquer outro inimigo será derrotado.

Vai sempre haver alguém que o critica, mas não deve prestar atenção. Lembre-se que quando alcançar os seus objetivos, todas essas críticas não significarão nada.

Há apenas uma razão que justifica deixar o emprego e terminar os seus relacionamentos: a incapacidade de crescer pessoal e profissionalmente.

Não tenha medo de falar com as pessoas, especialmente se mal se conhecem, para que possam pensar positivamente sobre você.

Se a algum ponto sentir solidão, não veja isso como algo negativo. Nesse momento, pode crescer emocional e espiritualmente e até melhorar a sua produtividade.

Não existe lógica feminina ou masculina, o que existe é a capacidade de ser sábio e pensar corretamente.

A felicidade aumenta quando partilha e faz outras pessoas felizes. Partilhe a sua alegria com os seus “inimigos” também e deixe-os saber que se sente muito bem.

Aprenda a viver por si mesmo, sem necessidade de se testar diante de outras pessoas. Caso contrário, poderá passar o resto da sua vida a tentar agradar aos outros.


Dr Mikhail Litvak 

(Psicólogo e Psicoterapeuta russo)