sábado, 7 de agosto de 2021

É agora ou nunca, ninguém duvide

Fórum Luso Espanhol Perspectivas de Reativação 
do Ramal de Cáceres - Beirã 05.08.2021

Fui convidado pelo Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Marvão do Partido Socialista e meu digníssimo amigo Jorge Rosado, para cabeça de lista da candidatura à Junta de Freguesia da Beirã.

Não tendo sido a primeira vez que fui convidado para tal cargo em anteriores actos eleitorais, este convite apanhou-me completamente de surpresa. Hesitei, mas a seguir ponderei durante uma longa noite e a minha consciência cívica falou mais alto. 

Aceitei convicto das tremendas dificuldades e obstáculos que me esperam, mas como ambos foram o pão de cada dia toda a minha vida, há muito que perdi o medo.  

Aceitei pela minha Beirã. 

Aceitei por todos os Beiranenses que como eu não desistiram dela e ficaram cá. 

Aceitei pela vontade de promover algumas mudanças de estratégia na gestão dos meios ao dispor desta autarquia local. 

Aceitei pelo "nosso" Ramal de Cáceres. 

Porque é chegada a hora de largarmos o desânimo e as lamentações que há dez longos anos todos carpimos e lutar ao lado do incansável Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Marvão Jorge Rosado pela real possibilidade que se perfila no horizonte da sua reativação faseada, conforme debatem há mais de seis meses alguns representantes dos governos dos dois países irmãos.

Por mais mal intencionados que possam ser os comentários estrategicamente postos a circular para desacreditar esta realidade, eu próprio acompanhei o Jorge a Espanha a uma reunião de trabalho e testemunhei o interesse enorme e entusiasmo que "nuestros hermanos" demonstram na reativação da ferrovia que nos une desde 8 de Outubro de 1881.

O mesmo puderam constactar ao vivo e em directo todos os Beiranenses que quiseram honrar-nos com a sua presença no Fórum Luso Espanhol do passado dia 5 de Agosto na Estação da Beirã, com a participação de membros dos governos e autarcas dos dois países. 

Há vontades e interesses comuns, há financiamento disponível, há por isso a possibilidade real de se reativar logo que possível a ligação Cáceres - Valência de Alcântara - Marvão-Beirã. Assim os governos e autarquias intervenientes consigam alinhar-se na governação. 

Ouvimos todos estas afirmações na velha sala da Alfândega da nossa Estação na tarde do dia 5 de Agosto. Vai levar voltas, sim. Vai ser preciso realinhar os carris e não só, mas acredito muito sinceramente, pelo que já pude perceber nas reuniões de trabalho lado a lado com o Jorge Rosado que se ele for Presidente da Câmara de Marvão, este Concelho vai dar um salto gigantesco na direção do futuro.

É agora ou nunca, ninguém duvide. Se não soubermos aproveitar esta oportunidade única, se nos deixarmos envolver pelos interesses comesinhos só de alguns, se alinharmos pela política do mal-dizer só porque sim, se não quisermos utilizar os recursos que temos ao dispor, alguém os vai querer e os irá levar para outro lado. Ao sair da minha zona de conforto aceitando este desafio, estou já a fazer a minha parte. 

Cada um de vós faça o mesmo. Reflita bem antes de decidir seja o que for. Reflitam com consciência cívica porque o interesse coletivo, aquilo que pode de alguma forma beneficiar toda uma região e a sua população inteira é muito mais importante do que os egoístas interesses pessoais de A, B ou C. 

Porque não vivemos isolados, porque não vivemos em casulos individuais, porque somos uma comunidade viva, ordeira e pensante, precisamos todos uns dos outros.

Um fraterno abraço Beiranense a quem o queira receber.

José Coelho
07.08.2021